O Consciente e o Inconsciente
Factos e curiosidades acerca do pensamento
consciente e inconsciente
( compilado de "O Consciente e o Inconsciente" - Selecções do Reader's Digest )
-----------------------------------------------
Introdução
O potencial do cérebro humano é vasto e a maioria das pessoas nunca chega a utilizar senão uma fracção desse potencial. Quando compreender tudo aquilo de que o seu cérebro é capaz, estará apto a melhorar a sus memória, a desenvolver a sua inteligência, a aumentar a sua criatividade e muito mais. O desejo de compreender o consciente é hoje um dos temas mais quentes no estudo científico do cérebro. Outra questão muito debatida é a forma integrada como o consciente e o inconsciente funcionam para produzir os nossos afectos, pensamentos e acções.
1 - Consciência e Máquinas
Alan Turing - a vida de A.Turing foi tão brilhante como trágica. Nascido em 1912, filho de um funcionário inglês em serviço na Índia, a sua infância, já em Inglaterra, foi uma mistura solitária de colégios internos e de lares adoptivos durante as férias. Em 1937, jovem professor na Univ. de Cambridge, publicou um pequeno artigo onde estabelecia, em duas penadas, os princípios matemáticos universais subjacentes aos computadores. Depois, com o deflagrar da II Guerra Mundial, foi recrutado para ajudar a desenvolver as primeiras máquinas descodificadoras de Bletchley Park, o centro ultra-secreto dos Serviços Secretos do Reino Unido. Depois da guerra, Turing esperava aperfeiçoar os seus planos de um computador para uso geral. Mas o projecto fracassou devido a burocracias e atrasos técnicos, por isso Turing regressou às suas visões teóricas das máquinas do futuro. Em 1950, fez a famosa previsão de que em breve os computadores haviam de pensar, deliciando o público com comentários engraçados como <<Um dia, as senhoras levarão os seus computadores a passear no parque e dirão umas às outras : "O meu computadorzinho disse-me uma coisa tão engraçada esta manhã!" >>. Infelizmente para Turing, quando agentes da Polícia investigavam um assalto a sua casa, em 1952, ele revelou acidentalmente que era homossexual, o que nesse tempo era ilegal. Condenado por indecência grave, só foi poupado à prisão na condição de seguir um tratamento <<curativo>> à base de hormonas femininas. Suicidou-se em 1954, aos 41 anos, comendo uma maçã impregnada de cianeto.
Teste de Turing
Trabalhando com base no princípio de que se qualquer coisa anda como um pato e grasna como um pato, então é um pato, Alan Turing sugerira que o único teste de consciência que um computador teria de passar seria convencer os seres humanos de que também ele era consciente. Esta ideia curiosa deu origem a um concurso anual em que os membros do júri, conversando através de um teclado e de um ecrã, têm de adivinhar se estão a falar com um programa de inteligência artificial ou com uma pessoa real. Ainda não houve um único programa que tenha enganado os júris, embora as suas perguntas sejam pouco profundas. Você deixar-se-ia enganar pela conversa que se segue ?
Computador: Olá . O meu nome é Jim. Quem é você ?
Juiz: Carlos.
Computador: Carlos é um lutador de boxe na peça "As You like it", de Shakespeare e também rei de França em Henrique VI, parte 1.
Juiz: Você gosta de Shakespeare ?
Computador: Gosto, claro.
Juiz: De que é que gosta nas peças de Shakespeare ?
Computador: Bem, têm qualquer coisa de especial.
Juiz: Acho interessante que goste das suas obras.
Computador: Eu gosto de pistolas de atordoar.
Juiz: Como aquelas da Guerra das Estrelas ?
Computador: Talvez.
Juiz: Talvez o quê ?
Computador: Nada.
Juiz: Isso é uma resposta muito vaga.
Computador: Pois é.
2 - O Robot Interior
Facto: os atletas olímpicos deixam o bloco de partida um décimo de segundo depois de a pistola ter disparado. Eles não ouvem o disparo conscientemente, pois é necessário praticamente o dobro do tempo para se tomar consciência de estímulos sensoriais.
Experiências efectuadas a bordo da nave espacial Columbia em 1998 demonstraram como é difícil sobrepor o pensamento consciente ao procedimento inconsciente. Os astronautas da nave atiravam bolas uns aos outros e tentavam apanhá-las, uma tarefa muito fácil na Terra, mas muito difícil em condições de baixo nível de gravidade, em que as bolas se movem muito mais devagar. Os astronautas viam claramente as bolas aproximarem-se deles e, como é normal, antecipavam a trajectória delas. Contudo, as suas mãos moviam-se muito mais depressa do que era necessário e chegavam ao sítio certo muito antes de a bola o alcançar. A explicação para tal facto é que o gesto de apanhar a bola é controlado por módulos inconscientes do cérebro e que esses módulos foram <<programados>> em condições de gravidade normal. Qaundo utilizados de forma indevida no ambiente de baixo nível de gravidade a bordo da nave, provocam erros na avaliação do movimento necessário. As experiências também nos dizem qualquer coisa de surpreendente acerca das aptidões dos grandes jogadores de pingue-pongue ou de ténis. A opinião mais largamente difundida é a de que esses jogadores têm reflexos ultra-rápidos, que lhes permitem atingir com a raqueta na bola que se desloque a bastante mais de 160Km/h. Na realidade, os seus reflexos são muitas vezes perfeitamente comuns; o que distingue um desportista experiente é a capacidade de retardar a reacção inconsciente durante uma fracção de segundo. Ao ter mais tempo para o processamento inconsciente, a reacção <<intuitiva>> torna-se assim muito mais precisa.
3 - Pensamento Inconsciente
Facto: nos casos jurídicos, é mais frequente que as pessoas com <<bom aspecto>> sejam consideradas inocentes.
Publicidade subliminar - em finais da década de 1950, quando a paranóia acerca da lavagem ao cérebro estava no auge, James Vicary, especialista em marketing de Nova Jérsia, EUA, provocou grande controvérsia fazendo experiências com publicidade subliminar no cinema. Vicary afirmava ter transmitido as imagens instantâneas de <<coma pipocas>> e <<beba coca-cola>>, durante a projecção de um filme então em cena, a uma velocidade excessiva para que fossem registadas de forma consciente. Também referiu que isso aumentou as vendas de coca-cola em 58% e a de pipocas em 18%. Investigações subsequentes não conseguiram comprovar as afirmações de Vicary, e suspeita-se que ele tenha inventado esses resultados para fazer publicidade à sua empresa. Apesar disso, a publicidade subliminar foi proibida em muitos países.
Leitura inconsciente - meça o tempo que leva a identificar a cor de cada <<palavra>> da lista seguinte. Diga cada cor em voz alta antes de passar à seguinte:
XXX HHHH SSSS MMM
HHH MMMM SSSS NNNN
SSSS BBBB TTTT OOOO
Agora faça o mesmo com:
VERDE AZUL AMARELO
AZUL VERMELHO VERDE
AMARELO VERDE AZUL
VERMELHO LARANJA
Por certo, demorou mais tempo a ler a segunda lista do que a primeira. A razão é que, ao ver uma palavra familiar, como <<verde>>, o seu cérebro começa a processar o significado correspondente, mesmo que tente ignorá-lo. Este estilo de processamento choca com as ideias - de cor - que está a tentar introduzir na consciência. O lado direito do cérebro tenta dizer a cor, mas o lado esquerdo insiste em ler a palavra. Este exercício demonstra o poder do pensamento inconsciente: os módulos de linguagem do cérebro não podem deixar de interpretar os significados das palavras, por muito que nós tentemos ultrapassar essa influência.
4 - Resolução Inconsciente de Problemas
Um dos aspectos mais fascinantes da mente inconsciente á a forma pela qual consegue resolver certos problemas, enquanto o consciente está ocupado com outros assuntos. Muitos exemplos de resolução inconsciente de problemas provêm de situações do dia-a-dia, mas também há casos documentados em que esses processos conduziram a importantes descobertas científicas e inspirações artísticas. Sonhadores famosos - não foram só os cientistas que beneficiaram da resolução inconsciente de problemas; muitos artistas e músicos também foram inspirados por sonhos:
Mendeleyev viu um quadro completo com as substâncias químicas da Tabela Periódica durante um sonho.
Herschel sonhou com o planeta Úrano antes de o ter descoberto.
Edison, inventor com mais de mil patentes em seu nome, por vezes dormia à mesa de trabalho com pesos nas mãos: quando estes caíam , acordavam-no e ele recordava os seus sonhos - muitos dos quais deram origem a novas invenções.
Salvador Dali produziu muitas das suas imagens a partir de sonhos. Costumava privar-se deliberadamente de sono a fim de induzir estados oníricos e visões provenientes do seu inconsciente.
Beethoven, Wagner e Stravinsky ouviam sempre músicas nos seus sonhos - desde excertos a peças inteiras.
Bob Dylan escreveu canções baseadas no que ouvia nos seus sonhos.
Uma nova forma de coser: a invenção da máquina de costura automática deve-se muito a um sonho que teve o inventor americano Elias Howe (1819-1867). Uma agulha de coser vulgar tem o seu orifício na extremidade oposta à ponta, mas Howe, ao tentar automatizar o processo, não conseguia resultados com agulhas dessas. Certa noite, porém, sonhou com uma tribo que o ameaçava com lanças que tinham uma argola logo a seguir à cabeça da lança. Percebeu então a vantagem de colocar o orifício perto da extremidade da agulha.
5 - Desafie o Seu Pensamento Oculto
A sua mente inconsciente sabe como descodificar as frases crípticas que se seguem. A tarefa consiste em deixar que esse conhecimento venha ao de cima. Exemplo: 4Q de L - significa quatro quartos da Lua. Veja quantas alíneas consegue decifrar.
7M do M
23L do A
24H do D
12S do Z
4E do A
29D em F num A B
12M do A
7 P M
7V de um G
30D tem N
(Respostas: 1. sete maravilhas do mundo; 2. vinte e três letras do alfabeto, 3. vinte e quatro horas do dia; 4. doze signos do zodíaco; 5. quatro estações do ano; 6. vinte e nove dias de fevereiro num ano bissexto; 7. doze meses do ano; 8. sete pecados mortais; 9. sete vidas de um gato; 10. trita dias tem novembro)
6 - Explorar o Inconsciente
A palavra do centro: este exercício utiliza pistas a partir de palavras contidas na mente consciente como forma de alcançar o material guardado no inconsciente. Escreva oito palavras no topo de uma folha de papel - podem ser quaisquer palavras, mas não devem formar uma frase. Em seguida, escreva outras oito palavras no fundo da página. Regresse ao topo e pense numa palavra que ligue de algum modo as duas primeiras palavras escritas no papel. Se essas palavras forem <<árvore>> e <<lama>>, por exemplo, poderá escolher <<raiz>> como palavra de ligação. Passe para as duas palavras seguintes e continue a estabelecer ligações, trabalhando fila a fila, alternadamente, a partir do topo e do fundo da página. A certa altura, acabará por descobrir uma palavra situada ao centro (ver diagrama). Que significado tem para si essa palavra central ? Passe algum tempo a considerar essa palavra - será importante!